Índice

Dowland Projetos Atividades
Mídia Arquivos Novidades

Mecatrônica Fácil

Este kit permite a montagem de diversos mecanismos mecânicos, dependendo apenas da criatividade do montador। Entretanto, sugerimos a montagem de um veículo simples que poderá ser “incrementado”, com a utilização de peças avulsas ou mesmo com sucata.

O funcionamento do veículo é bem simples. Um motor converte a energia elétrica armazenada nas pilhas em energia mecânica, a qual é transmitida a uma polia fixada ao eixo dianteiro do veículo. Uma chave permite ligar e desligar o veículo.

Montagem

A fixação das peças do kit é feita através de parafusos e porcas. Ao montar tenha o cuidado de deixar as cabeças dos parafusos acessíveis. Isto porque conforme o veículo é usado, algum parafuso pode precisar ser apertado. Para a montagem siga os seguintes passos:

  1. Examine todas as peças que compõem o kit.


  2. Monte o chassi.


  3. Monte o eixo e as rodas traseiras. Observe a colocação de borrachas para evitar que a roda se movimente ao longo do eixo.


  4. Monte o eixo e as rodas dianteiras. As rodas dianteiras são compostas por polias envolvidas pelos pneus. Observe a colocação de uma outra polia e de um elástico comum (que pode ser adquirido em papelarias), entre as duas rodas. Estas partes serão importantes para fazer a transmissão do movimento do motor. As polias e rodas devem ser fixadas ao eixo através da utilização de parafusos.


  5. Monte o suporte do motor. Em alguns kits, o motor já veio fixado em um suporte próprio. Neste caso basta fixá-lo diretamente ao chassi.


  6. Monte o suporte da chave liga/desliga.


  7. Fixe o suporte do motor e o suporte da chave conforme mostra a seqüência de fotos.



  8. Fixe o suporte de pilhas com o auxílio de outro elástico comum.


  9. Coloque no eixo do motor duas borrachas para evitar que o elástico escape.


  10. Fixe o motor ao seu suporte, também com o auxílio de um elástico. Coloque dois parafusos sem porcas no suporte para evitar que o elástico escape.


  11. Conecte a polia do eixo dianteiro ao eixo do motor, através do elástico que havia sido colocado no eixo dianteiro. Ligue também os fios do motor e do suporte de pilhas à chave liga/desliga. A ligação deve ser da seguinte forma: um dos fios do motor deve ser ligado diretamente ao suporte de pilha. O outro foi do motor deve ser ligado a um dos pólos da chave liga/desliga. O outro fio do suporte de pilhas deve ser ligado ao outro pólo da chave. Se, ao ligar o veículo, você perceber que ele anda para trás, é preciso inverter a ligação dos fios do motor.

Um comentário:

Mediador disse...

tah massa esse projeto....
super simples abraços....
Marcelo